Digite uma palavra ou assunto para pesquisar aqui no blog

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Astrometria ou astronomia de posição


Astrometria ou astronomia de posição é o ramo da Astronomia que lida com a posição das estrelas e outros corpos celestiais, suas distâncias e movimentos.

É um dos mais antigos ramos da Astronomia, o sucessor do estudo mais qualitativo da Astronomia Posicional. Astrometria data até pelos menos Hiparco (194 AC – 120 AC), que atualizou a posição do ponto vernal num almanaque das estrelas mais visíveis e ao fazer isso desenvolveu uma escala graduada de luminosidade, basicamente usada até hoje. A Astrometria moderna foi fundada por Friedrich Bessel com o seu Fundamenta astronomiae, o qual dava a posição média de 3222 estrelas entre 1750 e 1762, e por James Bradley.

Além da função fundamental de apresentar um referencial para astrônomos apresentarem suas observações, a Astrometria é também fundamental para ramos como Mecânica Celeste, Dinâmica estelar e Astronomia galáctica. Em astronomia observacional, técnicas astrométricas ajudam a identificar objetos estelares devido aos seus respectivos movimentos peculiares. É também instrumental para a observância do tempo, já que o UTC é basicamente o tempo atômico sincronizado com a rotação da Terra por meios de observações exatas. A Astrometria também está envolvida em criar os métodos para calcular as distâncias de objetos celestes, que são usados para estabelecer estimativas de distâncias de paralaxe para estrelas na Via Láctea.

fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Astrometria

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Björk -Quais as constelações a bjork consegui exergar aqui?




Desired Constellation

with a palm full of stars
i throw them like dice ...repeatedly
on the table ...repeatedly
i shake them like dice
and throw them on the table ...repeatedly
repeatedly, until, the desired constellation appears


Extra galático

Nunca pensei a Bjork (minha cantora favorita - ver em meu próximo blog- http://oqueosolhosnaopodemver.blogspot.com/)tivesse um clip com a primeira constelação que eu reconheci no céu noturno
a constelação de Órion que aparece como é a primeira constelação deste clip.
Alguém consegue identificar alguma outra constelação nesse clip ou a Bjork mandou fazer as outras?
hauhauhuahaauhauhauhuahuhauhauhauhauhauhauhauhuahuahuahuahuahuahuhauhauhauhauha